Os povos indígenas que habitam o estado de Roraima hoje são falantes de quatro famílias lingüísticas diferentes: Caribe, Tupi, Ianomâmi e Aruak. Os dados sobre o total da população indígena do estado são de diferentes ordens segundo as fontes, fato que se repete para todo o país. Assim, segundo o ISA – Instituto Sócio-ambiental –, a população indígena de Roraima é de 32.771, para a FUNAI, 31.265, enquanto para o IBGE é de 23.422. O estado possui um total de 30 terras indígenas, entre homologadas e registradas. Os povos indígenas que vivem no estado de Roraima são:
Ianomâmis
As terras dos índios Ianomâmis, localizadas na fronteira com a Venezuela, como outras terras indígenas, têm sido foco de inúmeros conflitos, sobretudo com garimpeiros. Em 1993 uma chacina dizimou uma comunidade Ianomami na região de Haximu, tendo posteriormente sido considerada genocídio pelo STJ. Além da degradação ambiental das terras, a presença de garimpos em terras indígenas aumenta consideravelmente problemas como a prostituição e proliferação de DSTs entre os indígenas e demais doenças. A própria degradação ambiental também provoca uma maior incidência da malária na região.
Ingarikó
Vivendo num território dividido entre Brasil, Guiana e Venezuela, estão estimados em cerca de 5.400 indivíduos, dos quais entre 800 e 1.000 vivem no Brasil. No Brasil, suas terras estão compreendidas dentro da Reserva Raposa Serra do Sol.
Makuxi
Vivem entre Roraima e a Guiana. Estão estimados em cerca de 24.000, dos quais 16.500 vivendo no Brasil, na região do Lavrado de Roraima.
Taurepang
A maior parte dos 21.000 indivíduos do grupo vivem na Venezuela. Dessas, cerca de 500 habitam a região do Lavrado de Roraima.
Wai Wai
Dos cerca de 2.150 índio Wai Wai, uma minoria de cerca de 130 habitam a Venezuela, estando os demais divididos entre os estados de Roraima, Amapá e Pará. Pouco mais de 1.300 estão em Roraima, nos municípios de Caracará, Caroebe, S. João da Baliza e S. Luiz do Anauá.
Waimiri Atroari
Vivendo entre o Amazonas e Roraima, são pouco mais que 900 indivíduos. Em Roraima, vivem no sul do estado.
Wapixana
São cerca de 4.000 na Guiana e cerca de 6.500 em Roraima. Nesse estado, vivem na região do Lavrado.
Yekuana Dos 4.000 Yekuana, cerca de 3.600 vivem na Venezuela e cerca de 400 em Roraima, na região do rio Auaris e dorio Uraricoera.
Além desses, existem também os Hixkaryana e os Patomona, esses últimos estimados em cerca de 50 indivíduos vivendo na área da Terra Indígena Raposa Serra do Sol. |