
O Projeto Trilhas de Conhecimentos
O Projeto Trilhas de Conhecimentos - o ensino superior
de indígenas no Brasil, teve início em fevereiro
de 2004, por meio de uma doação da Fundação
Ford através da Pathways
to Higher Education Inititative. O trabalho
visa dar suporte ao etnodesenvolvimento dos povos indígenas
no Brasil, através de sua formação
no ensino superior. Para tal O
Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e
Desenvolvimento (LACED) investiu em apoiar/financiar
núcleos universitários que promovessem iniciativas
voltadas para a educação superior de indígenas.
Três anos de ações na primeira fase
do projeto resultaram na criação de dois núcleos
em universidades no Brasil, um no Mato Grosso do Sul e outro
em Roraima. No Mato Grosso do Sul o Trilhas aprovou o financiamento
do Programa
Rede de Saberes, executado conjuntamente pela
Universidade Católica Dom Bosco – UCDB e a
Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul – UEMS.
Já em Roraima, foi aprovado o financiamento do Programa
E'ma Pia, elaborado pelo Núcleo Insikiran
da Universidade Federal de Roraima – UFRR.
Acreditando que esta iniciativa demanda também um
comprometimento das universidades, o Projeto Trilhas de
Conhecimentos vem investindo, em sua segunda fase, na promoção
de cursos de capacitação de quadros técnicos
universitários para lidarem com estudantes indígenas,
democratizando o acesso e, sobretudo, garantindo a permanência
destes indivíduos em seus cursos.
Com o objetivo de fornecer subsídios à formação
dos estudantes indígenas em cursos de nível
superior e de incentivar a criação de uma
produção bibliográfica que possa dar
suporte à formação dos povos indígenas,
foram editados em parceria com o MEC/SECAD os livros da
série “Vias
dos Saberes”.
O Projeto, hoje, já enseja novas metas a serem alcançadas
em seu plano de desenvolvimento. São elas:
- Além de contribuir para a melhoria da promoção
de políticas institucionais de acesso, permanência
e sucesso de indígenas em cursos de universidades
públicas e privadas, o projeto propõe capacitar
organizações indígenas para pesquisar,
monitorar e avaliar a implantação das políticas
governamentais e institucionais para o ensino superior
de indígenas. Nesse sentido, destaca-se o apoio
do projeto ao Centro Indígena de Estudos e Pesquisas
– CINEP, criado em 2005 com o objetivo de contribuir
com o movimento indígena na qualificação
dos quadros e lideranças de suas organizações,
capacitando-os para a defesa de seus direitos;
- Criar um programa de pesquisas para conhecer: a presença
indígena nas universidades brasileiras e a implementação
de políticas e programas voltados à promoção
da presença indígena no ensino superior
no Brasil e na América Latina, incluindo os de
ação afirmativa.
O projeto Trilhas de Conhecimentos foi encerrado em Junho de 2008
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